Dois Casos de Febre Amarela Confirmados em Joanópolis: Estado de Alerta

Até o momento, não há detalhes sobre o perfil dos pacientes, seu estado de saúde ou município de residência.

Dois Casos de Febre Amarela Confirmados em Joanópolis: Estado de Alerta
Aedes Aegypti pode também transmitir febre amarela

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou nesta quinta-feira (30) que dois pacientes foram diagnosticados com febre amarela após passarem pela cidade de Joanópolis, na região bragantina. Os casos são tratados como infecção provável, já que não é possível determinar onde a doença foi contraída.

Até o momento, não há detalhes sobre o perfil dos pacientes, seu estado de saúde ou município de residência. 

Em 2024, houve dois casos humanos de febre amarela no estado de São Paulo, um autóctone e um importado, que resultou em morte. Este ano, já foram confirmados oito casos, com infecções prováveis em Socorro (4), Joanópolis (2), Tuiuti (1) e um caso importado de Itapeva, MG. Dos sete casos autóctones, quatro resultaram em óbito.

Além disso, 25 casos de febre amarela em primatas não humanos foram registrados no estado, com ocorrências em Ribeirão Preto (20), Pinhalzinho (1), Socorro (1), Colina (1), Campinas (1) e Osasco (1).

Os macacos não transmitem a febre amarela; ela é transmitida pela picada de mosquitos infectados. A doença não é contagiosa entre pessoas. Em áreas florestais, o mosquito Haemagogus é o principal vetor, enquanto no meio urbano, o Aedes aegypti, também transmissor da dengue, é o responsável.

Os sintomas iniciais incluem:

  • Início súbito de febre

  • Calafrios

  • Dor de cabeça intensa

  • Dores nas costas e no corpo em geral

  • Náuseas e vômitos

  • Fadiga e fraqueza

A vacina é a principal ferramenta de prevenção e está disponível em todos os postos de saúde do estado de São Paulo. Desde 2020, as recomendações de vacinação são:

  • Crianças menores de 5 anos: duas doses (primeira aos 9 meses e segunda aos 4 anos)

  • Pessoas a partir de 5 anos: dose única


Fonte: G1